CARTA PARA 2018 * Letter to 2018

 

Preciso  segredar mais alguns enganos…

Enganei-me ao pensar que a felicidade era um balão colorido, flutuante, fascinante… Por isso, desejei uma casa ajeitadinha, cheia de cantos e lustres, um carro maior que o do vizinho e uma geladeira repleta de queijos, caldas e outros sabores. Mas aprendi que a felicidade também dói, deixa marcas e faz de nós poeiras invisíveis.

Enganada, pensei que amar era ficar junto pra sempre, num estado de contemplação e fidelidade absoluta. Mas agora vejo que nem mesmo o amor tem o poder de ser perene, tampouco de limitar a nossa  liberdade.

Enganei-me ao fotografar as viagens que fiz, porque acreditava que elas coubessem dentro dos retratos.  Perdi tempo paralisando pessoas e paisagens, porque as imagens aprisionadas que tenho,  jamais serão o que meus olhos viram.

Enganei-me  ao  não degustar ao seu lado o chocolate que trouxe pra mim,   porque tinha muita pressa para essa gentileza. Esse mesmo dia não se repetiu,  e não dividi contigo o que seria o nosso bombom.

Enganada, pedi que se calasse, pois precisava de calma e pouca fala.  Mas você queria apenas estar comigo, no meu colo e no mesmo silêncio.

Enganada, deite-te um livro de presente, para que percorresse o mundo,  e entendesse as tramas da vida através de renomadas autorias, mas você queria apenas um  jogo de cartas para se distrair comigo a noite inteira, mesmo que eu vencesse todas as jogadas.

Enganada, debrucei-me na janela sabendo que não viria. Chorei saudades culpadas e acusadoras, porque confundi as roupas que se foram,  com as memórias  doces  que deixou em minha vida.

Enganei-me ao procurar a paz nas longas caminhadas, pois neste mesmo caminho deixei planta pisoteadas, arrancadas e corações  partidos, exauridos.

Enganei-me por muito tempo ao esperar o começo de um novo ano, mas agora compreendi,  que no calendário,  ele continua sendo o dia seguinte, e o dia seguinte é agora. Agora sim, entendi: o que  fizermos, seremos. FELIZ 2018!!!

Ana Teixeira – Dezembro, 2017

 

LEIA TAMBÉM: CARTA PARA 2017

VÍDEO: https://anadelourdes.wordpress.com/2017/01/22/carta-para-2017-video/

TEXTO: https://anadelourdes.wordpress.com/2016/12/26/%ef%bb%bfcarta-para-2017-letter-to-2017/

 

 

 

 


17 comentários sobre “CARTA PARA 2018 * Letter to 2018

  1. Li ouvindo você dizer cada palavra (na verdade sempre faço isso ao ler seus poemas) e depois reli com o audio e pensei: meu Deus, conheço a voz e a dona da voz mais do que pensava que conhecia! hahaha Fantástico, como tudo que você faz! ❤

    Curtido por 1 pessoa

Deixe seu comentário